sábado, 12 de junho de 2010

sorrisos...


Pequenas coisas...
Podem ser tudo o que temos mesmo sem dar conta...
Electricidade, água, roupas...
E eu que, às vezes, até acho que não tenho nadinha para vestir!
São bens materiais, que fazem toda a diferença no nosso dia a dia...
Uma cama para dormir, um cobertor para nos agasalhar do frio, brinquedos para as nossas crianças, uma escova de dentes, um tecto para nos abrigar...
Mas também o carinho de quem gosta de nós, a amizade, o amor...
E eu que me esqueço de todas estas pequenas coisas, pelas quais devia estar grata...


Hoje (ontem) começou o campeonato do mundo na Àfrica do Sul...
E o futebol é um assunto recorrente...
Mas hoje também deu um documentário que me fez repensar em todas as coisas que não dou valor...
Que falava daquela Àfrica para lá da euforia do jogo...
Daquela Àfrica em que crianças são violadas, por se achar que assim se curam doenças...
Essa mesma Àfrica que colocou armas nas mãos das crianças e as fez guerrilheiras...
E onde as crianças, que serão o futuro de um continente, comem do lixo e o seu brinquedo são umas latas atadas com uma corda, que servem de andas...
Uma lata, como aquela de onde tirei, à pouco, o chocolate para o leite...
Mas com ferrugem e sem nada dentro...
E apesar de tudo isso, também essas crianças em Àfrica tem as suas pequenas coisas...
Como aquele menino tinha as suas latas para brincar e os seus amigos...
E o seu sorriso fez-me ver que às vezes é preciso tão pouco para estarmos felizes...

Sem comentários:

Enviar um comentário